Ciclismo: João Almeida e Ruben Guerreiro, líderes portugueses no Paris-Nice

Ciclismo: João Almeida e Ruben Guerreiro, líderes portugueses no Paris-Nice

RFI Português
00:11:46
Link

Podcast

Desporto
Desporto

About this episode

A prova francesa de ciclismo, Paris-Nice, arrancou neste domingo 3 de Março na região parisiense com a primeira etapa à volta da cidade de Les Mureaux numa distância de cerca de 157 quilómetros.

A etapa inaugural foi arrecadada pelo neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike), batendo ao sprint o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl - Trek) e o neo-zelandês Laurence Pithie (Groupama - FDJ).

A segunda etapa também deverá ser para os ciclistas rápidos ao sprint visto que o percurso é quase completamente plano entre Thoiry e Montargis numa distância de cerca de 178 quilómetros.

As primeiras etapas de montanha chegam apenas na quarta-feira 6 de Março, sendo que esses percursos vão ditar quais são os favoritos à vitória final na prova.

À partida em Les Mureaux, vários ciclistas podem ser vistos como favoritos: o esloveno Primož Roglič (BORA - Hansgrohe), vencedor em 2022, o colombiano Egan Bernal (INEOS Grenadiers), vencedor em 2019, ou o belga Remco Evenepoel (Soudal - Quick Step), vencedor da Volta ao Algarve há duas semanas atrás, isto sem esquecer os portugueses João Almeida (UAE Team Emirates) e Ruben Guerreiro (Movistar), líderes nas respectivas equipas.

A RFI teve a oportunidade de falar com os dois atletas lusos no início da prova francesa.

Em entrevista à RFI, João Almeida abordou a temporada em que vai participar pela primeira vez na Volta a França, estando também em cima da mesa a participação nos Jogos Olímpicos.

Mas antes disso o ciclista luso de 25 anos começou por traçar os objectivos para esta corrida, a primeira para ele em 2024 visto que esteve vários dias doente, impedido de iniciar a temporada até agora.

João Almeida, ciclista português, já venceu as gerais da Volta à Polónia e da Volta ao Luxemburgo, isto para além de ter terminado no terceiro lugar no Giro, a Volta a Itália, uma das três grandes voltas com a espanhola e a francesa, isto entre várias conquistas.

De referir que João Almeida esteve presente em 2022 no Paris-Nice onde terminou no oitavo lugar na geral e venceu a classificação de melhor jovem.

Quem participa pela primeira vez é Ruben Guerreiro. O ciclista luso de 29 anos já participou em algumas provas este ano, terminando por exemplo no oitavo lugar na geral da corrida ‘O Gran Camiño’ em Espanha, há menos de duas semanas.

Em entrevista à RFI, Ruben Guerreiro revelou-nos os objectivos que tem para esta temporada de 2024 e para este Paris-Nice.

Ruben Guerreiro, ciclista português, venceu a classificação de melhor trepador da Volta a Itália em 2020, tendo também arrecadado as gerais da Volta à Arábia Saudita em 2023, bem como a Volta a Portugal do Futuro em 2014, entre outras conquistas.

Na primeira etapa da edição 2024 de Paris-Nice, os dois antigos campeões nacionais portugueses, na prova de estrada, terminaram integrados no pelotão com Ruben Guerreiro a ocupar a 19ª posição, enquanto João Almeida ficou no 45° lugar.

A prova Paris-Nice termina no sul da França a 10 de Março. De notar que a melhor classificação de um atleta luso na corrida foi o segundo lugar de Rui Costa em 2014 atrás do colombiano Carlos Betancur, isto sem esquecer que, nas outras classificações, João Almeida foi o melhor jovem em 2022 e que Rui Sousa foi o terceiro melhor trepador em 2003.

De referir ainda que neste fim-de-semana decorreu a prova italiana de um dia, Strade Bianche, conhecida por “Estradas Brancas” pelas passagens por zonas de terra branca, o ‘sterrarto’. O vencedor na prova masculina foi o esloveno Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) de 25 anos, enquanto a feminina foi arrecadada pela belga Lotte Kopecky (Team SD Worx - Protime) de 28 anos.

Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto. Até breve.