Maratona para amadores durante Jogos Olímpicos de Paris já tem mais de 190 brasileiros selecionados

Maratona para amadores durante Jogos Olímpicos de Paris já tem mais de 190 brasileiros selecionados

RFI Brasil
00:07:06
Link

About this episode

Os organizadores da Maratona para Todos e da corrida dos 10 km, abertas a esportistas amadores durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, já distribuíram 35 mil números para participantes de 110 países. Até agora, 191 brasileiros já receberam as inscrições que vão exibir em suas camisetas na noite de 10 de agosto.
 

Até o final de março, outros 5 mil "sortudos", como diz o comitê olímpico francês, serão escolhidos em desafios esportivos que contam para a seleção dos eleitos – corridas de rua ou forte engajamento nas atividades virtuais do Club Paris 2024.

A largada da primeira prova, uma maratona clássica de 42,195 km, está prevista às 21h diante da sede da prefeitura de Paris, onde fica o marco zero da capital, na margem direita do rio Sena. A chegada será no monumento dos Inválidos, no 7° distrito de Paris. O horário noturno poderá atenuar o impacto das temperaturas elevadas típicas nessa época do ano. 

O circuito da maratona de Paris irá atravessar nove municípios: a capital, Boulogne-Billancourt, Sèvres, Ville d’Avray, Versalhes, Viroflay, Chaville, Meudon e Issy-les-Moulineaux. A paisagem pelo caminho inclui áreas de floresta, o Castelo de Versalhes e outros marcos do rico patrimônio histórico francês. O traçado da segunda corrida, mais curto e com largada às 23h30, percorre pontos icônicos dentro de Paris. 

Inéditas na história desse evento esportivo planetário, essas corridas serão inclusivas, com a participação de deficientes, e também paritárias: dos 40.048 esportistas amadores previstos, a metade serão mulheres e a outra metade, homens. 

'Interesse excepcional'

Tony Estanguet, presidente do Comitê Paris 2024, ficou surpreso com o interesse do público. "Vemos que há uma mobilização bastante excepcional. Para um quarto dos participantes será a primeira maratona de sua vida. Ficamos muito contentes com isso. Fomos assediados com pedidos de informação", disse Estanguet durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira (31) . 

Ele contou que recebeu depoimentos de todas as partes do mundo, de "pessoas que sonham, desde o início do anúncio, de poder fazer parte dessa aventura excepcional".

Corredores de 16 a 91 anos

Ex-tricampeão olímpico de canoagem, o dirigente esportivo francês afirmou ter ficado "orgulhoso" de contar com perfis bastante atípicos para as provas."Pessoas com idades de 16 a 91 anos vão correr os 10 km. Sim, o Charles tem 91 anos e vai correr", relatou Estanguet entusiasmado.

Entre os inscritos para os 42,195 km, o mais jovem tem 20 anos, a mais velha, Barbara Humbert, 84 anos, enquanto a idade média dos corredores será de 41 anos. "Acho que será a 60ª maratona da Barbara, mas ela também falou que será a última", acrescentou Estanguet. 

A proposta dos organizadores é oferecer uma experiência única numa noite quente de verão no hemisfério norte. As duas corridas para amadores não serão cronometradas, assim como não haverá distribuição de medalhas. O objetivo é incitar os maratonistas do mundo inteiro a compartilhar a energia positiva do momento, percorrendo as ruas da Cidade Luz e seu entorno.

Atletas premiados para encorajar corredores  

Nas estações de abastecimento, atletas "inspirantes", alguns ainda em atividade, e embaixadores do esporte francês, como a ex-número 1 mundial do tênis Amélie Mauresmo, Martin Fourcade, cinco vezes campeão olímpico no biatlo, e Michaël Jeremiasz, campeão paralímpico no tênis em cadeira de rodas, irão encorajar os corredores. 

Aurélie Merle, diretora de competições esportivas de Paris 2024, explicou que a Maratona para Todos acontece entre as duas maratonas olímpicas. "No sábado de manhã teremos a competição masculina e no domingo de manhã, a feminina", detalhou.

"Para nós, era importante ter essa corrida no meio das outras duas para cumprir a promessa de oferecer aos 40.048 'sortudos' as mesmas condições proporcionadas aos atletas profissionais", completou. A corrida dos 10 km foi criada para permitir a participação de todos. "Queríamos oferecer um percurso realmente espetacular", destacou a diretora de competições. 

A história e os cartões postais franceses

O trajeto passará por monumentos parisienses sublimes: a Pirâmide do Louvre, a Place Vendôme, o Trocadéro, mas também a manufatura de porcelanas de Sèvres, o Castelo de Versalhes e a Torre Eiffel. "A empresa World Athletics, com quem construímos esse percurso, disse que será uma das maratonas mais maravilhosas que eles já organizaram", garante a francesa.

Mas quem pensa que o traçado será moleza deve se preparar. "No plano esportivo, temos um desnível positivo de 438 metros e rampas com inclinação de até 13,5%. Será uma corrida exigente, preparem as pernas", alertou Merle em tom de brincadeira.

A Maratona para Todos foi inspirada na "Marcha das Mulheres" da Revolução Francesa, um evento marcante na história do país. Em outubro de 1789, milhares de mulheres parisienses saíram da área onde fica hoje a sede da prefeitura de Paris e marcharam até o Castelo de Versalhes, onde morava o rei Luís XVI. Os franceses passavam fome na época, enquanto a nobreza vivia no luxo.

Sob pressão das ruas, o monarca acabou assinando a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que extinguiu direitos feudais. Era o fim do Antigo Regime e o início de uma nova era, como o legado que os Jogos de Paris pretendem deixar para as futuras competições olímpicas.